#Detox” para alguns pode ser simplesmente beber suco de limão 🍋 na água, sentar-se na sauna ou talvez fazer um #sucoverde rápido.

Na #MedicinaFuncional, a #desintoxicação tem uma definição específica: é o processo de reduzir 📉 a carga tóxica do corpo, diminuindo a exposição a produtos químicos nocivos que ingerimos, ao mesmo tempo em que se agrega estratégias de #nutrição e estilo de vida para promover a #eliminaçãodetoxinas do corpo.

As toxinas podem se acumular no organismo durante situações de #estresse, por meio da ingestão de alimentos com herbicidas, agrotóxicos ⚠, corantes, adoçantes, excesso de gordura, conservantes e #hormônios

➡ A primeira etapa da desintoxicação pode ser feita, em parte, removendo os alimentos processados da dieta.

É a chamada “#dietadeeliminação“, que é uma lista simplificada de alimentos para comer e alimentos para excluir ❎ como parte de um programa de desintoxicação.

Em conjunto com a mudança alimentar, é importante adotar uma abordagem complementar para fortalecer o corpo com nutrientes específicos para ajudar a fortalecer suas vias de desintoxicação no fígado, para que as #toxinas possam ser facilmente removidas.

Existem alimentos que possuem propriedades desintoxicantes (#antioxidantes e anti-inflamatórios) e, quando consumidos regularmente, ajudam na limpeza 🧹 do organismo:
gengibre, #spirulina, couve, probiótico, alho, sucos cítricos e água.

Para o programa funcionar é importante também gerenciar o estresse 🧘🏻♀, fazer atividades físicas e evitar alimentos como: leite de vaca e derivados, enlatados, carnes vermelhas e #embutidos, frutos do mar, soja, doces e bebidas alcoólicas.