O fósforo é um dos minerais mais importantes para regular o nosso corpo, ele é o segundo em maior quantidade em nosso organismo!

O fósforo trabalha com o cálcio e ajuda na saúde dos ossos e dentes, além de ser fundamental para o metabolismo, na manutenção do sistema nervoso e muscular saudável.

➡️ O mineral fósforo é tão essencial para nossa saúde que a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda, para um adulto saudável, o consumo diário de 700 mg.

As principais fontes de fósforo são: ovos 🍳, oleaginosas (castanhas, nozes e avelãs), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), leite e carnes brancas (frango e peixe).

O mineral fósforo também contribui diretamente na metabolização do carboidrato que gera energia para todo nosso corpo.

⚠️ Quando há falta de fósforo, a chamada hipofosfatemia, podemos sentir problemas como: dor óssea, problemas metabólicos, taquicardia, perda de memória e resistência à insulina.

⚠️ Quando há excesso de fósforo, a hiperfosfatemia, pode acontecer problemas de má circulação sanguínea, hipertensão, sensação de inchaço e cansaço nos músculos e nas pernas, além de sensação de queimação, dormência, formigamento e coceira principalmente nos pés e nas mãos.

Para saber se o nível dos minerais em seu corpo estão, normal, alto ou baixo, incluindo o mineral fósforo realize um Mineralograma – um teste não invasivo e sem dor, feito através da leitura da palma da mão.